Rodrigo James, 35 anos, publicitário, jornalista, assessor de imprensa, dj amador, músico de computador, diretor de rádio lê, ouve, escreve, fala e respira cultura pop. Também atende nos websites www.programaaltofalante.com.br, www.portal180.com.br, no Orkut (http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1365547244323894215), no MSN (tá bom que eu vou dar meu MSN assim assim) e está aberto a opiniões, crítica, chacotas e o que mais passar por sua cabeça. Ah, o email para contato é r.james@terra.com.br

domingo, fevereiro 29, 2004

Nada como um domingo ao lado de minha lindinha, com o Galo vencendo o Cruzeiro por 5X3 e ainda tendo o Oscar à noite.....




sábado, fevereiro 28, 2004

Apesar de eu achar que tudo seria tranquilo, não posso deixar de confessar que eu estava um pouco tenso antes de apresentar Letânia para minha família.

Mas tudo foi muito melhor do que eu esperava. Ela conquistou minha mãe quando trouxe um tapete arraioilo de presente e meu pai quando disse que também gostava de canetas ( a coleção dele ). Meu pai até deu uma de presente para ela !

No mais, foi um dia bastante agradável. Fui pegá-la no aeroporto de manhã, levamos as malas ( as cinco ! ) para sua nova residência e depois viemos para casa, onde almoçamos, papeamos e descansamos muito. Agora à noite, levei-a para casa para que ela pudesse começar a tornar aquele quarto um lar habitável e dormir ( a fofa simplesmente não dormiu de sexta para sábado ).

E assim começa uma nova etapa em minha vida...




sexta-feira, fevereiro 27, 2004

E amanhã, finalmente, minha lindinha se muda para Belo Horizonte.

Eu poderia dizer milhões de coisas aqui agora, mas acho que vou guardar para dizê-las pessoalmente, quando ela chegar.

Por aqui, eu só deixo um..

"Bon Voyage and welcome to your new life"




O melhor time ? O melhor técnico ? A melhor estrutura ? Planejamento para o futebol ?
É, gente, quando o assunto é grana, todos os times são iguais. E os jogadores também.




quinta-feira, fevereiro 26, 2004

Vocês simplesmente não odeiam encontrar com uma pessoa conhecida parada no carro ao lado, e que insiste em ficar te cumprimentando, apesar de você não enxergar o estúpido, graças àqueles ridículos insufilms ?




quarta-feira, fevereiro 25, 2004

Ontem à noite, num papo no Café com Letras, chegamos à conclusão que o verdadeiro motivo de as escolas de samba estarem resgatando antigos sambas-enredos é porque os atuais são todos muito ruins.
Puxe um pouco pela memória. Qual foi o último samba-enredo que realmente grudou e pegou ? Acho que foi aquele da Salgueiro, em 1993 ( "Explode coração / Na maior Felicidade/" ). O resto mal durou um Carnaval.
Os sambas modernos são todos com a BPM acelerada e sem melodias, chochos. Eu nunca fui um folião, mas sempre gostei de boa música, fosse ela samba, foxtrot, techno ou blues. E sambas como este da Salgueiro e tantos outros do passado são ótimas canções.




Bela dica do Luiz Pimenta : Orkut, uma nova comunidade virtual.
Vamos todos pra lá. Me procurem.




terça-feira, fevereiro 24, 2004

Podiam ter deixado ele lá....

Carlinhos Brown é detido pela PM em Salvador

O músico Carlinhos Brown foi detido por policiais militares no final do circuito Barra/Ondina, por volta das 5h30m, quando encerrava seu desfile com o Camarote Andante. A passagem do bloco foi filmada para um documentário do cineasta espanhol Fernando Trueba, mas o incidente com a polícia foi registrado por um cinegrafista amador.

O cacique do Candeal foi detido por desacato à autoridade ao tentar intervir contra a prisão de um cordeiro (segurança) do seu bloco. Brown foi levado para o módulo policial próximo, seguido por uma multidão, e foi liberado pouco depois.

Segundo testemunhas, ao ser solto, o cantor exausto após percorrer todo o circuito da Orla Marítima andando, sentiu-se mal e teve de receber atendimento médico.

Restabelecido, cantou o Hino Nacional, fez várias reverências aos orixás, cantou outras músicas e deixou a cena.





E ontem à noite, antes da tempestade que se abateu sobre Belo Horizonte, fui ver o ótimo "Swimming Pool", que conta a história de uma escritora britânica que se isola na casa de veraneio de seu editor, no interior da França, para escrever seu novo romance. Por lá, fica conhecendo a filha dele, e vai se envolvendo com ela até a história desembocar num assassinato. Ótimas interpretações de Charlotte Rampling ( nova e velha ao mesmo tempo. incrível. ) e da garota francesa, Ludvine Seigner. Filme também recomendável para os punheteiros de plantão, já que a garota ( deliciosa, diga-se de passagem ) passa metade do filme com os peitos pra fora, e outro tanto completamente nua.



E hoje, logo depois de acordar, assisti "Procurando Nemo". Quer saber ? A Pixar é foda e se supera a cada filme. É imprescindível se assistir ao documentário "Making Nemo" logo na sequência, para se ter uma idéia do quanto é difícil se fazer um filme destes. Soberbo.




segunda-feira, fevereiro 23, 2004

Em primeiro lugar, "Big Fish", ou "Peixe Grande".



Não imaginava que fosse gostar tanto. Verdade que o filme tinha tudo para que eu gostasse ( de Tim Burton, com Ewan McGregor, e toques de realismo fantástico ), mas o que eu não imaginava era que seria um dos filmes mais emocionantes dos últimos tempos. A história do pai que ao longo de sua vida conta histórias fantásticas e é interpelado pelo filho no final dela, em busca da verdade, é simplesmente arrebatadora e impossível não chorar no final. Destaque para Albert Finney, como o pai e Ewan McGregor, com seu costumeiro charme. É um daqueles "must-see-film".

E depois de uma passada na Blockbuster...



Comediazinha romântica divertida, sobre um casal recém-casado que vai passar a lua-de-mel na Europa e se dá.....er......não tão bem. O casal central é bonito e divertido e o filme acaba agradando.

No mais, hoje o programa é mais cinema e Blockbuster.




domingo, fevereiro 22, 2004

Entusiasmado por uma crítica que acabei de ler no Bacana, desenterrei isso aqui :



O melhor álbum solo de Morrissey.




Ninguém merece acordar no domingo de Carnaval com o corpo ruim e com torcicolo.
Se bem que deve ter muita gente por aí que está acostumado a acordar assim num domingo de Carnaval.







Se não fosse por mais nada, o parado Carnaval em Belo Horizonte serviria para que as pessoas se reaproximassem dos amigos, fazendo reuniões em casa e se encontrando, já que em épocas normais isso nunca é possível.
Pois foi isso que fiz ontem. Depois de mais de um ano marcando e desmarcando, fui à casa de Terence Machado, para uma tarde/noite de bate papos musicais e conspirações contra o "eixo do mal"(piada interna). Achei que fosse ficar apenas umas duas horinhas, mas quando olhai no relógio, percebi que já haviam passado oito horas e nós lá num papo ferrenho sobre tudo isto, alimentado com muita música, dvds, pizza e coca-cola.
O saldo, é claro, foi positivo. E o dia, mais do que agradável.




sexta-feira, fevereiro 20, 2004

Duas dicas de sites : Telecrítica e Snopes.

O primeiro é uma interessante revista, que analisa a tv brasileira. O segundo é dedicado às famosas lendas urbanas. Dividido em categorias ( filmes, livros, música, carros, etc )




Boemia, aqui me tens de regresso.

Ontem, depois de muito tempo, resolvi sair à noite e visitar um local que já foiminha segunda casa : A Obra. O show era do Valv.
Me senti de duas formas : festejado, já que todos com quem eu encontrava vinham me dizer que eu estava sumido e tal; e velho, já que não aguentei até tarde. Já fui um guerreiro. Hoje sou apenas um projeto do que fui.
Mas não se preocupem porque não vou largar o rock and roll. Prometo que estarei nos bons shows de rock da cidade este ano. Em alguns ruins também.




quinta-feira, fevereiro 19, 2004

Hoje voltei para casa pela Av do Contorno e reparei que a antiga casa dos Alkmin, onde morava meu amigo Luciano, agora é sede da Marítima Seguros.
Eu sabia que a casa havia sido vendida, e que este tipo de coisa é meio que inevitável, mas confesso que me doeu um pouco o coração ver aquilo. Apesar de a Marítima Seguros ter conservado um pouco da fachada e a estrutura da casa. Mas a tinta branca, com cheiro e cara de novo, definitivamente não combina com aquele casarão.




quarta-feira, fevereiro 18, 2004

Bom, mas falando em Carnaval, para quem ficar em Belo Horizonte, a opção vai ser mesmo o Carnaval Coletivo, promovido pelo Café com Letras, em parceria com a Obra e a Up. Djs da cidade se revezarão nas pickups nos quatro dias do evento ( em alguns, um pouco mais. A Obra, por exemplo, começa hoje ). A programação está aqui, , aqui, e aqui.

Me lembro que no ano passado comemorei meu aniversário no Sábado de Carnaval, no Café. E foi muito divertido.




Não gosto da figura, mas vale a pena ler a coluna da Anna Marina, na edição de hoje do Estado de Minas, em que ela fala da palhaçada ( termo usado por ela e que se aplica direitinho ao fato ) que foi a proibição pelo Comam ( Conselho Municipal do Meio Ambiente ) do desfile da Banda Mole, em Belo Horizonte, no último sábado.

Confesso que fiquei com vergonha de ser belorizontino e ver uma de suas maiores tradições carnavalescas ( a única, porque o Carnaval aqui morreu ) ser proibida de acontecer.




terça-feira, fevereiro 17, 2004

Eu não vi a novela hoje ! Alguém viu ? O Lineu morreu ?




segunda-feira, fevereiro 16, 2004

Vou pagar a língua. O disco do Outkast, "Speakerboxxx / The Love Below" é simplesmente sublime.
E olha que eu estou pagando a língua exatamente por não gostar de hip-hop.
Não consigo parar de ouvi-lo.




domingo, fevereiro 15, 2004

Superbowl Ads




E para completar o fim de semana cinematográfico, "Alex And Emma". Uma simpática história de um escritor que contrata uma estenógrafa para ajudá-lo a terminar seu livro a tempo de saldar uma dívida com dois mafiosos. É claro que eles se apaixonam. O legal da história é que à medida em que ele vai ditando o livro para ela ( e ela palpitando ), vamos vendo a história do livro sendo encenada na tela pelos mesmos atores. O filme é mais simpático ainda porque é com Luke Wilson e Kate Hudson.
Tipo do filme que faz a gente se levantar e querer ir para o computador escrever. Coisa aliás, que fiz. Aliás 2, está mais do que na hora de eu retomar aquele antigo projeto...




sábado, fevereiro 14, 2004

O programa vespertino do sábado foi ótimo. o divertido "School of Rock" em companhia de Fred, Mary, Jeff, Terence e Carina. Depois, um sorvetinho básico com direito a comentários sobre a performance de Jack Black.
O filme, além de um veículo para Jack Black, é uma declaração de amor ao rock and roll que todo fã ( e até os que não curtem muito o estilo ) deveriam ver. Dá vontade de chegar em casa e colocar pra fora todos os discos de Led Zeppelin, Black Sabbath e AC/DC para ouvi-los. Coisa que eu fiz em parte. "Back In Black" é a trilha do momento.




sexta-feira, fevereiro 13, 2004

"Cold Mountain" é exatamente o que eu pensava. Um grande filme ( na duração ) com uma bele fotografia, belos atores e atrizes, interpretações corretas, um pouco chororô, mas.......uma sucessão de clichês. É como disse um crítico por aí : um filme correto, mas frio como o título e suas paisagens. Mas para quem gosta destes épicos, é um bom programa. Você não vai se arrepender.
Mas para mim, o que valeu a pena foi ver o Jack White, do White Stripes, brincando de interpretar um tocador de bando. E de quebra ainda fica com a personagem da Renee Zellwegger, apesar de ela estar muito feia. Dizem os fofoqueiros de plantão que a história entre eles continuou depois das filmagens. Sortudo ele.




Essa é a notícia mais importante do dia...

Barbie vai se separar de Ken após 43 anos

Daqui para a frente, eles serão apenas bons amigos: após 43 anos de namoro, Barbie e Ken, um dos casais mais famosos do mundo, vão se separar.

"Como o de outras celebridades, o romance hollywoodiano deles chegou ao fim", anunciou ontem Russell Arons, vice-presidente de marketing da Mattel, fabricante dos bonecos. "É hora de aproveitar melhor o tempo. Sozinhos", disse a executiva.

Eles podem até alegar "diferenças irreconciliáveis", mas, verdade seja dita, a separação foi precipitada pelo lançamento da Cali (de Califórnia) Girl Barbie, que chega às lojas americanas acompanhada de Blaine, um surfista australiano de plástico.

Ken não sai de cena, mas a Mattel afirma que agora ele é "só um amigo". Enquanto isso, a Cali Barbie exibe o bronzeado em shorts de surfe e biquíni.

A boneca mais popular do mundo --conforme proclama a Mattel-- conheceu Ken no set de um comercial de TV, em 1961. Desde então, os dois foram inseparáveis.

Um dos motivos para a separação, disse Arons, foi a relutância de Ken em se casar --as inúmeras versões "noiva" da boneca espalhadas pelo mundo dão uma idéia de quanto o compromisso é importante para ela.

Outro motivo é a carreira da boneca: nascida Barbie Millicent Roberts em 1959, ela já fez de tudo um pouco --de estrela de rock a enfermeira militar-- em mais de 150 países. Segundo a Mattel, três Barbies são vendidas por segundo no mundo.

E o que sobra para Ken? Arons responde: "Ele vai atrás de novas emoções".




Só hoje fui ler a tão falada troca de correspondências entre o "jornalista" Mário Marques ( sim, eu já o julguei e considerei um mané ) e uma tal de Daniella Thompson, que diz ser a verdadeira autora da discografia de Guinga que Mário publicou em um livro. Se é ou não, não interessa. O importante é que esta fofa publicou a troca de emails entre os dois em seu site e é das coisas mais hilariantes para se ler e pensar um pouco sobre como anda o nosso jornalismo cultural.

Se o Mário Marques é jornalista cultural, então eu sou o Papa.

Leiam aqui.




Acho que agora eu vejo o cara ao vivo...

Estão rolando fortes boatos de que o ex-beatle Paul McCartney vai voltar ao Brasil este ano. O cara esteve por aqui em 1990, no Rio, e em 1993, em São Paulo, e deve tocar no dia 29 de maio no Aterro do Flamengo. Os representantes da gravadora do músico no país não confirmaram a informação. “Ouvimos essa história também, mas não existe nada oficial vindo lá de fora. Ainda que alguém esteja tratando disso por aqui, a vinda do artista do nosso casting tem que passar por nós. Mas quem sabe? No caso do Coldplay, por exemplo, fomos avisados de que eles viriam um mês antes do show”, comunicou a assessoria de imprensa.




quinta-feira, fevereiro 12, 2004

Tá bom. Vou me render.
A música deste verão é "Hey Ya", do Outkast.
Apesar de eu não gostar de hiphop, tenho que reconhecer que o disco deles é muito bom e esta música é de fazer qualquer um sair dançando.

Ah sim, a música do Skank também...."Vou Deixar".....é um hit nas praias do meu Brasilsilsil. E até fora delas.




Bah, o mundo eh mesmo muito pequeno.
Tava vendo umas fotos no site do André Takeda que ele fez num jantar no.....Atelier das Massas.
O restaurante fofo que Letânia me levou quando estive em Porto Alegre pela primeira vez.




quarta-feira, fevereiro 11, 2004

Querem uma dica ?
Franz Ferdinand, a banda. Indie até o talo, mas é legal.




terça-feira, fevereiro 10, 2004

A notícia é verdadeira. Foi publicada no Terra.
Reparem no detalhes que está em negrito.


Empresário mostra fotos de strip-tease de Antonela

No dia em que Antonela pode ser eliminada da quarta edição do Big Brother Brasil, o empresário Sady Baby resolveu provar o que afirmou há alguns dias e divulgou fotos da argentina fazendo strip-tease em sua casa noturna, localizada no Balneário Camboriú. "Agora quero ver quem vai me desmentir", disse em entrevista ao Terra.

Sady é dono do "Teatro Erótico Soltando a Franga" e contou que Antonela ganhava R$ 50 por apresentação em sua casa. "Ela trabalhou vinte e poucos dias entre janeiro e fevereiro de 2001. Não fez sexo explícito, mas fez strip. Gosto das pessoas que batalham para vencer na vida", garantiu. Perguntado sobre algum comprovante de pagamento para a argentina, Sady disse que ela trabalhava em esquema free lance.

O empresário tem uma história bastante curiosa, fez mais de 26 longas-metragens pornográficos e já circulou por todo o Brasil e América do Sul com seu "Ônibus Erótico", fazendo shows pornôs com atores profissionais. Sady também se envolveu com a Polícia, em 1986, após rodar um filme de sexo no qual aparecia um garoto de 5 anos. "O Tuma (Romeu Tuma) viu o filme com mais 14 delegados. Fui preso 15 anos depois por isso", relembra Sady.

Sady também já almeja novos vôos e planeja abrir uma filial de sua casa aqui em São Paulo. "Não posso revelar o lugar ainda, mas em 60 dias levarei meu show para os paulistanos", garante. O empresário também foi o noivo de Vovó Mafalda no infantil do SBT.

A empresária de Antonela, Cléo Silva, que, no domingo havia dito que processaria o empresário por divulgar uma mentira, não atende o celular e a pessoa responsável por pegar os recados afirma que ela está viajando. A decisão se Antonela continuará sendo assessorada pela empresa só será tomada amanhã.

No Diário de S.Paulo desta quarta-feira foram publicadas declarações da mãe de Juliana, a outra "emparedada" desta terça-feira, falando sobre sua prisão por porte de heroína, quando tinha 15 anos.

Segundo Kátia Lopes, mãe de Juliana, a filha disse que comprou a droga durante uma viagem a Portugal. Na ocasião, a big brother chegou a ser encaminhada à Delegacia da Criança e do Adolescente, mas foi liberada. "Acho que ela ganhou a droga", afirmou a mãe, que completou dizendo que que Juliana nunca mais se envolveu com nenhum tipo de entorpecente




Fui ver Encontros e Desencontros ( Lost In Translation ) agora à noite.

Mais do que um grande pequeno filme, é o veículo perfeito para Bill Murray. Não há na Terra outro ator que se encaixe no papel do ator que vai ao Japão gravar um comercial de whisky e cura seu tédio com uma amizade com uma garota. Ele está perfeito.

Sei porque muita gente não gostou do filme. Porque ele é uma história muito simples, porém tocante. Muitos o acharam parado ou sem nada de surpreendente. Mas é isso mesmo. Lost In Translation não é para surpreender, é para que nós possamos descobrir alegria nas pequenas coisas da vida, até nos momentos em que tudo parece perdido.




segunda-feira, fevereiro 09, 2004

RECUERDOS DE ATLÂNTIDA

Pois é, pessoas. Depois de seis dias entre Porto Alegre. Remanso e Atlântida, aqui estou eu de volta.

Difícil é resumir o que aconteceu. Foi muito bom conhecer o Planeta Atlântida e sua grandiosidade, que movimenta o verão gaúcho. O festival é multifacetado e tem um palco principal, um hip hop, uma tenda eletrônica, um palco B ( Orbeat Mix ) e uma infinidade de stands de alimentação, diversões e afins.

Não conseguimos ver muitos shows, mesmo porque não estávamos lá para isso, mas deu pra ver que o povo gosta mesmo de Kid Abelha ( impressionante o sucesso ) e de Charlie Brown Jr. No palco Orbeat, consegui ver um pouco da Foxy Lady, da Nação Zumbi e do Los Hermanos ( com problemas no som ).

No mais, ainda fomos à festa da Fiat na quinta-feira, no Dado Tambor, com show do Nenhum de Nós e passeamos muito. O calor infernal fez com que eu desse uma chegadinha à praia com minha Lovely Tan no sábado à tarde, apesar de a praia ser uma das mais feias que já vi. Valeu conhecer o resto da família Frey Chaves e as casas de Atlântida.

Agora, deixa eu ir trabalhar. Depois conto mais.




segunda-feira, fevereiro 02, 2004

pô. isso que é notícia...

Criador do "Ctrl+Alt+Del" se aposenta da IBM

Da Redação

David Bradley contribuiu muito para a informática. Mais do que ele mesmo imaginava. Afinal, ele foi o criador de um código simplesmente imprescindível para um usuário de microcomputador: o "Ctrl+Alt+Delete".

Na verdade, ele serve para uma única coisa -reiniciar o sistema-, mas acaba servindo para muitas. O mouse não responde? Dê "Ctrl+Alt+Delete". O programa travou? Dê "Ctrl+Alt+Delete". Aquela foto pornográfica que você carregou não quer desaparecer da sua tela e o seu chefe chegou? Dê "Ctrl+Alt..."

Bradley, 55, anunciou nesta segunda-feira sua aposentadoria da IBM, após 28 anos e meio na empresa. "Não imaginei que me tornaria um ícone cultural", disse Bradley sobre sua mais famigerada criação. "Fiz muito mais coisas que o Ctrl+Alt+Delete, mas fiquei famoso por causa dele."

Piadinha com Bill Gates
Durante a festa de comemoração dos 20 anos do PC da IBM, Bradley estava em um painel juntamente com Bill Gates e outros crânios de valor inestimável. E a discussão se voltou para o código de sua criação. "Eu posso ter criado o código, mas foi o Bill que lhe deu a fama", afirmou Bradley.

Gates não achou graça.




E então é isso.
A revista "Fiat no Planeta" ficou pronta e linda. Já deve estar a caminho de Porto Alegre.
Hoje fomos a uma reunião ótima. Vem muito trabalho pela frente.
Amanhã vou para Porto Alegre. O destino é a festa da Fiat, no Dado Bier na quinta, e o Planeta Atlântida, na sexta e no sábado.

Parece que o ano está começando....




domingo, fevereiro 01, 2004

O filme de hoje chama-se "Secretária".
É a história de uma garota que sai de um manicômio e arruma um emprego de secretária de um advogado problemático. Só que a relação deles vai ficando cada vez mais tensa e com requintes sado-masô. Não vou dizer mais nada. Magistral interpretação de Maggie Gylenhaal, que por si só já valeria o filme, e James Spader.