Rodrigo James, 35 anos, publicitário, jornalista, assessor de imprensa, dj amador, músico de computador, diretor de rádio lê, ouve, escreve, fala e respira cultura pop. Também atende nos websites www.programaaltofalante.com.br, www.portal180.com.br, no Orkut (http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1365547244323894215), no MSN (tá bom que eu vou dar meu MSN assim assim) e está aberto a opiniões, crítica, chacotas e o que mais passar por sua cabeça. Ah, o email para contato é r.james@terra.com.br

terça-feira, abril 06, 2004

Texto publicado por Daniel Piza no Estadão, no último domingo. Vejam se ele não tem razão...

A falta que a educação faz

fonte: O Estado de São Paulo 28 de março de 2004

O primeiro exemplo da falta que a educação faz é o próprio presidente do Brasil. Lula voltou a dizer, num de seus incontáveis discursos, que "eles não acreditavam que um torneiro mecânico, sem instrução, pudesse governar o Brasil". Antes de mais nada, quem são "eles"? Bush, FHC, Mario Amato, Regina Duarte? O que falta a Lula não é diploma, é estudo - e estudo exige esforço, humildade, concentração. Com um pouco mais de estudo, Lula, no mínimo, poderia abandonar a paranóia do "eles" e ser mais preciso e coerente em seus discursos. Pois, enquanto despeja sua retórica de provérbios banais e hipérboles sebastianistas, seu governo pateticamente bate cabeça várias vezes ao dia, entre factóides e grosserias. Com a educação em quinto plano.

No máximo, a instrução que Lula poderia ter adquirido nos 20 anos em que viveu da política sem exercer mais que um cargo público relevante faria dele um presidente muito melhor. Ainda que não exista diploma para presidentes, não há chefe político que possa cumprir parte razoável de suas promessas se não tiver um certo número de informações para comandar sua equipe. Tudo ficou ainda mais complicado quando Lula mudou seu discurso, a partir de 2002, para ganhar as eleições; sem os conceitos pseudoesquerdistas do passado, ele já não sabe o que pensa e não pensa o que diz.

Como montar, assim, um bom time de ministros e assessores, exercer liderança sobre eles e despachar com eficiência? O folclore político ganhou vários acréscimos recentes com as gafes cometidas por Lula e companhia, como garantir a um conselheiro da Anatel que ele viria a ser... conselheiro da Anatel. Se ele se desse ao trabalho de despachar com os ministros ou realmente ouvir os setores da sociedade, o anedotário seria ainda maior. Mas por que não o faz? Porque não tem informação e compreensão suficientes para travar um diálogo sobre, digamos, agricultura com Roberto Rodrigues sem causar mal-estar nos presentes, já que imagina, no íntimo, que a solução para o campo brasileiro seja assentar todas as famílias sem-terra para plantar jerimum.

Também não governa de fato porque se julga acima do bem e do mal - como um pequeno Napoleão, disse a historiadora Maria Silvia de Carvalho Franco - e, logo, deixa essas coisas práticas para o braço esquerdo José Dirceu e o braço direito Antonio Palocci, com seus assessores suspeitos e ciúmes mútuos. Neto de Getúlio e filhote de Jango, de seu populismo sindical, de seu peronismo à moda açucarada da casa, Lula continua vivendo de subir no trio elétrico, lançar palavras de ordem e semear o caos, sem noção da complexidade da economia e da sociedade em que vive. Simplesmente não pode enxergá-la.

Aqui entra o segundo exemplo da falta que a educação faz: o Big Brother da TV Globo. Naquelas Solanges e Cidas há a prova mais cabal, o Provão mais contundente, do péssimo estado do ensino brasileiro - uma gente que não sabe falar "brócolis", acha que a África é um país, confunde "masoquista" com "narcisista", diz "personal trem" e "ofurunco", não sabe quantos minutos tem uma meia hora... e ainda por cima é arrogante! Tal como Lula, que realmente acredita ser um homem do povo subvertendo uma história de 500 anos, se orgulha de saber muito pouco e não está interessada em aprender de verdade. Essa pretensão nascida do despreparo, essa bazófia fundamentada em ignorância, é, até aqui, a marca mais lamentável de seu governo.