Rodrigo James, 35 anos, publicitário, jornalista, assessor de imprensa, dj amador, músico de computador, diretor de rádio lê, ouve, escreve, fala e respira cultura pop. Também atende nos websites www.programaaltofalante.com.br, www.portal180.com.br, no Orkut (http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1365547244323894215), no MSN (tá bom que eu vou dar meu MSN assim assim) e está aberto a opiniões, crítica, chacotas e o que mais passar por sua cabeça. Ah, o email para contato é r.james@terra.com.br

sábado, novembro 29, 2003

Os 10 maiores perigos de viver na blogosfera

1. Você acha que as pessoas levam em conta sua opinião. Não, elas levam em conta minha opinião.

2. Você deixa de ter experiências normais: a partir do seu primeiro post, todo evento do qual você participa será constantemente interrompido enquanto você tenta simultaneamente viver o momento e escrever o post do blog mentalmente.

3. Você se importa com o que os outros pensam, mesmo quando não se importa. "Estatísticas" se tornarão uma parte importante da sua vida blogueira (e da auto-estima), mesmo se você detestar matemática. Você sentirá alívio quando aquele ciber-assediador desaparecer, mas ficará frustrado em perder os hits. Quando as estatísticas caírem, você começará a inserir palavras-chamariz nos posts ("nua", "orgia", "sexo animal bizarro").

4. Você se torna antenado nas notícias: você passa a ler vários sites de notícias para inspirar mais posts. Infelizmente, você se concentra em matérias esquisitas, bizarras, o que elimina sua capacidade de conversar com não-blogueiros na vida real (tipo, no cafezinho do escritório) sem parecer o maluco que você na verdade é.

5. Você sente necessidade de postar. Mesmo quando não tem nada a dizer. Só para o caso de outras pessoas estarem lendo. Norodogobots, eu sou seu escravo!

6. Você deixa de ter notícias dos seus amigos não-blogueiros: você está atrasado em relação a eles, mas eles estão atualizados em relação a você, porque "lêem seu blog regularmente". Além disso, eles encheram o sac ode escutar de você a toda hora "e aí, quando é que vai fazer seu blog?" (Ria, mas a nossa máfia blogueira já coagiu quatro pessoas independentes, inteligentes e com força de vontade a fazerem blogs. Estamos trabalhando na quinta. Viva a pressão grupal!)

7. Seus hábitos de trabalho mudam: por que falar com aquelas pessoas irritantes, ignorantes e burras do escritório quando ao clique de um mouse você pode ler sacadas geniais, insights esclarecedores e diálogos comentados nos seus blogs favoritos?

8. Você não tem mais conversas normais com família ou amigos:
Você: Cara, fui no show do Fulano de Tal e vi um troço estranhíssimo...
Amigo: É, eu vi no teu blog.
Silêncio.
Amigo: Já falei que eu tô fazendo...
Você: Blog.
Amigo: É.

9. Você espera que seus amigos sejam espertos e com senso de humor. Sempre. "Eu estou cercado de pessoas brilhantes com blogs inteligentes. Não sei como o resto do mundo sobrevive sem isso para se distrair. Imagino que eles venham para cá."

10. Você exige que seus amigos brilhantes e com senso de humor tenham blogs. Constantemente. "Por que vocês não negligenciam seus trabalhos para me entreter? Eu preciso de ESTÍMULO INTELECTUAL. Ou, na falta de alternativa, algo realmente estúpido para me divertir. Eu falo sério. Estou morrendo de tédio aqui, gente. Pela mãe do guarda, POSTE ALGO! AGORA!