Do site Quatro Cantos :
Mensagem subliminar na propaganda da cerveja Schin
Propaganda subliminar não é exatamente uma novidade e da próxima vez que a cerveja Schin aparecer na TV preste mais atenção. (Propaganda veiculada nas emissoras de TV em setembro de 2003)
Em um bar, o garçom serve cerveja. O cliente olha pra cerveja e fala demonstrando contrariedade: "O que é isso, cara?"
O cliente reluta em beber e todo mundo que se encontra no bar, inclusive o garçom, grita: "Experimenta! Experimenta!".
Sem muita convicção, finalmente o contrariado cliente toma um gole. Parece aprovar o sabor e ele e a 'galera' saem em passeata gritando o refrão "Experimenta!"
A passeata tem um destino certo: o refúgio do simpático e divertido bebedor de cerveja, sambista e pagodeiro (no melhor sentido do termo) o carioca Zeca Pagodinho.
O cantor encontra-se num bar enquanto o garçom lhe serve uma cerveja. Ou melhor, tenta servir. O garçom parece argumentar enquanto o famoso cliente se recusa a beber a cerveja sugerida.
A certa altura, do meio da multidão surge um rapaz que vê a cena e fala "Peraí, peraí. Deixa comigo". O rapaz se aproxima do Zeca, fala algo, gesticula, mas não dá pra entender o que ele diz. O Zeca bebe um gole da cerveja.
O locutor fala alguma coisa sobre a cerveja e depois uma garota pergunta ao rapaz que se aproximara do Zeca: "O que é que tu falou pro cara?"
"Uai, eu virei pro cara e falei: Experimenta! Experimenta!"
Fica a pergunta: foi isso mesmo o que o rapaz falou pro Zeca?
Não parece, não.
Um curioso se deu ao trabalho de isolar o trecho da fala do rapaz que se aproxima do Zeca. Gravou o trecho e passou ao contrário, da forma como foi gravada originalmente.
E o que se ouve? Não está muito nítido, mas a impressão que se tem é que o rapaz fala:
"Vê se tu bebe isso aí agora cara, ou eu pego essa garrafa e enfio no seu rabo...".
Pode parecer divertido, mas há dois aspectos a considerar.
Um é o apelo para experimentar uma bebida alcoólica que pode induzir crianças e adolescentes a 'cair nessa onda' de experimentar.
Outro aspecto é o uso, na propaganda, de recursos da mensagem subliminar, muito embora o nível escatológico da mensagem em análise não deva produzir muitos resultados além do mau gosto
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home