Rodrigo James, 35 anos, publicitário, jornalista, assessor de imprensa, dj amador, músico de computador, diretor de rádio lê, ouve, escreve, fala e respira cultura pop. Também atende nos websites www.programaaltofalante.com.br, www.portal180.com.br, no Orkut (http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1365547244323894215), no MSN (tá bom que eu vou dar meu MSN assim assim) e está aberto a opiniões, crítica, chacotas e o que mais passar por sua cabeça. Ah, o email para contato é r.james@terra.com.br

sexta-feira, agosto 30, 2002

Como é que é, Marcos ? Cidade de Deus é puro tarantino e isso é negativo ?

1. Tem elementos de linguagem sim, que lembram Tarantino. Tudo bem, são elementos bacanas. mas muito pouca coisa, diga-se de passagem. Só o que funciona na estética criada por Fernando Meirelles para ambientar a história. Acho que dizer que o filme é puro tarantino é estar com a visão fechada demais.

2. Pelo que eu entendi, você é da corrente que critica a "estética publicitária" do filme ? Estética publicitária ? Ora, por favor. Vamos pular desta fase de glauberização e intelectualização de tudo, porque os melhores produtos do cinema brasileiros nos últimos tempos vem de diretores ex-publicidade. Dá vontade de fazer o contrário. Criticar os outros então, porque não tem esta linguagem.

3. E cá entre nós, linguagem, publicitária ou não, é algo extremamente discutível. Eu acho que o Meirelles incorporou o melhor da linguagem publicitárias ( ângulos de câmera, edição, etc ) para seu filme e, como fez com outros elementos, integrou perfeitamente à sua proposta. Aliás, por que não começar a dizer que existe uma linguagem publi-cinematográfica ?

4. Cenas de mau gosto de dispensáveis ? Como qual, por exemplo ? O menino tomando tiro no pé ? Ora. Que tal dar uma subida na favela, na boca do tráfico e ver o que acontece por lá ? Não é nadica diferente daquilo lá.