Rodrigo James, 35 anos, publicitário, jornalista, assessor de imprensa, dj amador, músico de computador, diretor de rádio lê, ouve, escreve, fala e respira cultura pop. Também atende nos websites www.programaaltofalante.com.br, www.portal180.com.br, no Orkut (http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1365547244323894215), no MSN (tá bom que eu vou dar meu MSN assim assim) e está aberto a opiniões, crítica, chacotas e o que mais passar por sua cabeça. Ah, o email para contato é r.james@terra.com.br

quarta-feira, março 06, 2002

Cara, tô muito puto com a história das demissões e tal no Agenda.

Vou reproduzir aqui um email que mandei para algumas listas de discussão ao redor da internet, aqui em BH :

"Olá a todos.

Peço desculpas por mandar esta mensagem off-topic para algumas listas, mas acredito que o assunto tem a ver com todos.

Não sei se é do conhecimento de vocês, mas o programa Agenda, da Rede Minas de Televisão, passou por uma grande reformulação na última sexta-feira, por ordem da direção da tv. De uma vez só, demitiram os três produtores do programa ( Mariana Paulino, Luciano Alkmin e Juliana Leonel ) e o subordinaram ao departamento de jornalismo da tv. Na prática, as pautas agora serão feitas pela mesma equipe de produção que faz os telejornais da rede.

Para quem não conhece a estrutura de tv, os programas como Agenda, Alto Falante, Curta Minas e Cine Magazine são feitos por núcleos fechados, subordinados apenas à direção da rede.

Pode parecer algo sem significância, mas não é.

O que vai acontecer daqui pra frente ? Teoricamente, o espírito de promover a cultura que realmente presta no estado e cobrir os eventos culturais que tem alguma substância que a antiga equipe agarrava com afinco, vai acabar, já que a equipe de jornalismo não só não vai se preocupar com a "cultura" como quando se preocupar, vai sugerir pautas de caráter duvidoso, sem critério aparente, "chapa branca" e de interesse de alguns poucos.

É uma pena ver um programa tão consolidado como o Agenda ser dizimado desta forma. Fico muito triste ao pensar que um dos poucos espaços que realmente se preocupava em mostrar a cultura mineira na tv vai ser jogado às traças. Isso sem falar na tristeza de ver amigos que realmente se preocupavam em fazer televisão de bom gosto serem demitidos de uma hora para outra, sem ao menos terem o direito de resposta ou coisa parecida.

Não sei se é o caso de missivas para a TV, ou ainda se existe alguma coisa que possa ser feita para reverter este processo, já que a atual direção da Rede Minas parece se preocupar apenas com a imagem do nosso governador.

Ficam aqui registrados o meu protesto e tristeza de ver um dos bastiões da nossa cultura desaparecer.

Rodrigo James"