Rodrigo James, 35 anos, publicitário, jornalista, assessor de imprensa, dj amador, músico de computador, diretor de rádio lê, ouve, escreve, fala e respira cultura pop. Também atende nos websites www.programaaltofalante.com.br, www.portal180.com.br, no Orkut (http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1365547244323894215), no MSN (tá bom que eu vou dar meu MSN assim assim) e está aberto a opiniões, crítica, chacotas e o que mais passar por sua cabeça. Ah, o email para contato é r.james@terra.com.br

sábado, abril 09, 2005

Ultimamente, para se fugir dos virus, cavalos-de-tróia e tudo mais enviados pelos scammers, é preciso muita criatividade para se antever ao pensamento deles. Olha o que eles inventaram agora. Já recebi um destes e obviamente percebi que era scam. Mas tem muita gente que não percebe. Acha que a memória está o traindo.

Scam sugere reencontro de amigos de colégio
Sexta-feira, 8 abril de 2005 - 16:27
IDG Now!
A empresa de segurança Batori Software revelou na quarta-feira (06/04) a descoberta de um tipo de scam que se passa por um e-mail recebido de um antigo colega de colégio, procurando juntar todos os velhos amigos para uma reunião. Caso o usuário acesse o link fornecido, no entanto, o navegador começa a baixar um cavalo-de-tróia que rouba números de conta e senhas de bancos brasileiros.

Imitando uma mensagem autêntica, o autor do e-mail malicioso afirma não ter certeza se o destinatário é a mesma pessoa que estudou com ele. Para isso, ele envia o link para uma suposta fotografia, na qual é possível reconhecê-lo.

Denny Roger, diretor da Batori, afirma que o link direciona a vítima ao website de uma empresa chinesa, contendo um cavalo-de-tróia com tamanho de 474 Kilobytes. Segundo ele, a praga já é classificada como PWBank e é responsável por roubar dados financeiros (como números de conta e senhas) de bancos brasileiros.

Até o momento, o cavalo-de-tróia ainda não havia sido retirado do ar. "Dependendo de onde está hospedado o website, temos dificuldade de falar com a empresa devido ao fuso-horário. Muitas vezes é necessário esperar até a madrugada para entrar em contato com o administrador do sistema", afirmou Denny.

A recomendação de segurança é verificar sempre se o link na mensagem corresponde ao endereço para o qual o usuário é encaminhado. Também é recomendável manter um software antivírus instalado e atualizado periodicamente no sistema.

Segue o scam identificado pela Batori:

"Ola, tudo bom?

Sou Rafael, e por coincidência achei o seu email! meu amigo me disse que esse era o seu email... Não tenho certeza se é voce mesmo que estudou comigo no colégio e gostaria de fazer uma festa de reencontro do pessoal lá no FC. Seria legal reencontrar a turma toda, alguns morreram infelizmente, mas eu estou tentando entrar em contato com o maior numero de amigos possiveis daquela época, e estou te convidando para ir a esta festa, gostaria muito de reencontra-lo.

Para não haver engano eu tenho uma foto minha, se me reeconhecer por favor entre em contato, estou um pouco diferente do que aquela época, mais acho que da para se lembrar de mim.

Minha foto --> http://www.fee.unicamp.br/docentes/fotos/rafael.jpg

Se não for voce realmente, por favor desconsidere este email, e desculpe pelo incomodo.

Nos vemos lá
Atenciosamente Rafael Dante."