Rodrigo James, 35 anos, publicitário, jornalista, assessor de imprensa, dj amador, músico de computador, diretor de rádio lê, ouve, escreve, fala e respira cultura pop. Também atende nos websites www.programaaltofalante.com.br, www.portal180.com.br, no Orkut (http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1365547244323894215), no MSN (tá bom que eu vou dar meu MSN assim assim) e está aberto a opiniões, crítica, chacotas e o que mais passar por sua cabeça. Ah, o email para contato é r.james@terra.com.br

terça-feira, novembro 16, 2004

Há 9 anos atrás, entrei numa locadora de vídeo e aluguei despretensiosamente um filme chamado “Antes do Amanhecer”. Muito por causa de Julie Delpy, que eu achava linda naquela época (e continua sendo). Qual não foi minha surpresa ao assistir o filme e dar dei de cara com uma história de amor das mais singelas, sinceras e profundas, ambientada em Viena, e que me marcaria profundamente. Até hoje sou capaz de reproduzir os diálogos ali contidos, tamanho o impacto que eles causaram em mim. Como Jesse, o protagonista vivido por Ethan Hawke, um dia sonhei em viajar pela Europa e dar de cara com uma loira francesa num trem, viver um romance com ela, e depois voltar para casa. Aliás, quem nunca quis isto ? Encontrar um grande amor por acaso e viver intensos momentos com ele, nem que sejam poucos ?

Pois nove anos depois, Jesse e Celine se reencontraram em “Antes do Pôr-do-Sol”. Nele ficamos sabendo o porquê de eles não terem se encontrado em dezembro daquele mesmo ano, em 1995, e que a chama entre os dois não só não se apagou, como os manteve viva durante este tempo todo. Apesar de terem seguido com suas vidas, os dois jamais se esqueceram daquela única noite que passaram juntos em Viena. E agora, 9 anos depois eles têm a chance de, mais uma vez, ficarem juntos nem que seja por uma hora (tempo que falta para Jesse pegar um avião de volta para New York).

Não vou estragar o prazer de vocês contando o que acontece. Só digo que o filme é muito melhor do que imaginei, com um final extremamente honesto e que condiz com o clima geral criado pelo diretor Richard Linklater. Sou suspeito para falar, mas “Antes do Pôr do Sol” é um dos filmes do ano. Pode não ser o número um para todos, mas com certeza será o mais honesto que você vai assistir em 2004.