abaixo, um resumo do dia de hoje....
SAI DO AR PROGRAMA DE CULTURA DA TV HORIZONTE
Geléia Geral é extinto sem explicações
Durante exatos dois anos, o programa Geléia Geral divulgou, incentivou e,
sobretudo, valorizou a cultura de uma forma ampla. O teatro, a dança, a
música, o cinema, a arquitetura, a moda, as artes plásticas e toda e
qualquer manifestação artística estiveram presentes, ocupando um espaço na
TV Horizonte, que cada vez mais, insistem em nos provar que ele não faz
falta para o telespectador. Ele faz falta e é de suma importância para que
formemos cidadãos dignos. Infelizmente, foi ao ar hoje, 10 de setembro de
2003, o último programa Geléia Geral produzido pela emissora. Esse belo
projeto acaba aqui, só não acabam a nossa força e a nossa vontade de
continuar valorizando a arte e a cultura.
Sem outras justificativas que não o "excesso" de programas culturais na
grade da TV Horizonte, além do Geléia Geral também foi eliminado da
programação o Cinema Em Cena, apenas poucos meses após a premiação da TV
Horizonte pelo Sesc/Sated, como melhor cobertura cultural de Belo Horizonte
no ano de 2002.
Registramos aqui nossa indignação e agradecemos a todos os artistas,
produtores, imprensa e telespectadores pelo apoio ao Geléia Geral durante
este período. Com profunda tristeza nos despedimos deste, que foi um dos
marcos da televisão local.
Com certeza, a gente se encontra.
Obrigada,
Lenora Rohlfs / Olívia Bittencourt
________________________________________________________________________________________________
PROGRAMA CINEMA EM CENA SAI DO AR DEPOIS DE DOIS ANOS
Prezados amigos;
na última semana, o programa Cinema em Cena comemorou uma marca importante em sua trajetória: sua centésima edição. No total, o programa chegou a falar sobre cerca de 1.500 filmes ao longo de seus dois anos de existência, entre matérias sobre erros de continuidade, curiosidades de bastidores, notícias, trailers (sempre inéditos no Brasil) e, é claro, críticas - além da brincadeira da “Cena Misteriosa”, que sempre atraiu grande participação de nossos espectadores. Como roteirista do Cinema em Cena, escrevi cerca de duas mil páginas, mantendo sempre em mente o cuidado para torná-lo atraente, interessante e informativo para todos que o assistiam - desde o espectador ocasional até o mais estudioso dos cinéfilos (e chegamos a receber cartas e emails não apenas de espectadores mineiros, mas também de pessoas de estados como Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grande Norte - imaginem! Mais um pouco e chegaríamos à Guiana Francesa!).
Infelizmente, nosso centésimo programa tornou-se, também, o penúltimo de nossa bela história na TV Horizonte. Com as mudanças realizadas na administração da emissora (e a saída de Kiko Ferreira), os novos responsáveis pela tevê decidiram efetuar mudanças na “linha editorial” da empresa, alegando que a TV Horizonte estava se “focando excessivamente em cultura” - como se isto fosse um grave problema. Nada tenho contra o esporte, o jornalismo ou até mesmo contra programações “religiosas”, mas acredito que, em um país como o Brasil, faz-se necessário oferecer para o espectador algo mais do que notícias sobre guerras ou entrevistas esclarecedoras com o craque da rodada. É fundamental, também, alimentar a mente e o espírito das pessoas com Arte, com Cultura. E é tristemente irônico recordar que, há apenas alguns meses, a TV Horizonte foi premiada pelo SESC/SATED por sua eficaz cobertura cultural.
O programa Cinema em Cena que irá ao ar na próxima sexta-feira, dia 12 de setembro, será nossa última edição - ao menos, na TV Horizonte. Acredito que, em breve, poderemos retornar em um novo “endereço”, já que tenho plena convicção de que o trabalho realizado nos últimos 2 anos foi de ótima qualidade, conquistando o respeito do público e de nossos companheiros da imprensa. Enquanto isso não acontece, no entanto, espero que todos continuem a visitar nosso site, www.cinemaemcena.com.br., que em outubro completará 6 anos de existência (uma eternidade, já que, assim como os “anos de cachorro”, cada ano na Internet equivale a seis anos em cronologia normal - pelo menos, é o que jura o Bill Gates). Atualmente, atingimos aproximadamente 400 mil leitores mensalmente, o que nos enche de orgulho - embora um ticket-refeição também caísse bem.
Aproveito para deixar um forte abraço e um agradecimento especial para todas as pessoas que tanto me ensinaram nestes últimos dois anos - em especial, Kiko Ferreira, Chico de Paula, minha produtora Taís Ferreira, minha bela e inteligente companheira de programa Alda Rezende, aos amigos Pedro Olivotto e Eliane Ruas (do nosso sagrado Belas), às assessorias de imprensa das distribuidoras em Belo Horizonte e a todos os companheiros da imprensa, que sempre nos inspiraram com seus elogios.
A vida continua. E tenho certeza de que, ao contrário de Tomb Raider, o Cinema em Cena ganhará uma bela continuação.
Um grande abraço e bons filmes!
Pablo Villaça
Cinema em Cena
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home