Retirado do blog da Cora :
ACHTUNG!
Meus colegas e amigos Artur Xexéo e Mauro Rasi, cronistas do GLOBO, estão sendo processados por dona Rosângela Matheus (vulgo Rosinha Garotinho), governadora eleita do Estado do Rio. O que fizeram eles de tão grave? Xexéo ironizou dois itens da sua (dela) revolucionária plataforma de governo, o hotel e o restaurante populares a R$ 1, sugerindo a criação de um programa de chapinha e alisamento japonês também a R$ 1; Rasi reproduziu os comentários da sua tia Olga, que disse que assim que assumisse o poder, Dona Rosângela daria um passa-fora no marido.
Parece brincadeira mas é muito sério. É assim que se cala a imprensa: processando-a hoje por causa de uma piada, amanhã por causa de uma denúncia. Em breve estaremos todos amordaçados, respondendo a processos, enquanto a Dinastia Garotinho continua, impune, a sua obra de desconstrução do Estado.
Dona Rosângela segue a escola bem-sucedida do marido, que obteve a conivência da "justiça" para proibir O GLOBO de divulgar o conteúdo de fitas que o incriminam.
Será que foi para isso que lutamos tanto?!
Neste momento, rola na rede um abaixo-assinado em solidariedade ao Xexéo e ao Rasi e em repúdio à atitude de dona Rosângela Matheus. Normalmente sou contra a circulação de abaixo-assinados online; mas neste caso dou completo apoio à iniciativa. Podemos agir de várias formas: criando formulários nos nossos blogues, copiando o texto abaixo e fazendo-o circular entre amigos, abrindo os comentários para as assinaturas.
Para que se possa manter um controle eficaz dessas assinaturas, porém, peço que, seja qual for o meio adotado, a cada 50 assinaturas recolhidas vocês por favor as repassem para o Xexéo, em axexeo@oglobo.com.br.
Este é o texto do abaixo assinado:
Nós, cidadãos brasileiros, através deste abaixo assinado, manifestamos nosso repúdio ao exercício de autoritarismo da governadora eleita do Rio de Janeiro, dona Rosângela Matheus, ao processar os cronistas Artur Xexéo e Mauro Rasi.
Não concordamos com atitudes que venham a punir e/ou proibir a liberdade de expressão.
A governadora foi eleita democraticamente. Isso significa que, durante todo o processo eleitoral, pode, em todos os palanques e meios de comunicação, expor suas idéias com absoluta liberdade.
Manifestamos nossa surpresa diante do fato de que, antes mesmo de tomar posse, dona Rosângela já esteja intimidando quem dela discorda.
O momento brasileiro é de festa. Estamos recuperando a nossa auto-estima e comemorando com alegria nossa cidadania. Aqueles que foram eleitos pelo povo têm o compromisso de servir a este povo, e não de puni-lo.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home