Rodrigo James, 35 anos, publicitário, jornalista, assessor de imprensa, dj amador, músico de computador, diretor de rádio lê, ouve, escreve, fala e respira cultura pop. Também atende nos websites www.programaaltofalante.com.br, www.portal180.com.br, no Orkut (http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1365547244323894215), no MSN (tá bom que eu vou dar meu MSN assim assim) e está aberto a opiniões, crítica, chacotas e o que mais passar por sua cabeça. Ah, o email para contato é r.james@terra.com.br

sexta-feira, abril 30, 2004

Então, atendendo a pedidos, lá vai...

COCA-COLA MUSIC REÚNE DIFERENTES TRIBOS EM UMA SÓ FESTA
Evento terá a maior estrutura já montada no Marista Hall

Skatistas, indies, patricinhas, rockers, headbangers, vegas, hardcores, nerds, fãs de música eletrônica, entusiastas em geral, curiosos de primeira e última hora, baladeiros de plantão e muita gente bonita. Já imaginaram se um mesmo evento pudesse reunir sob o mesmo teto integrantes de todas estas tribos e tantas outras, para juntos celebrarem o culto à boa música, cantarem, dançarem, fazerem novas amizades, reencontrarem outras antigas, paquerarem, ou simplesmente passarem algumas horas em boa companhia ?

Pois esta é a proposta do COCA-COLA MUSIC, mega-evento que vai reunir todas estas tribos no Marista Hall, no dia 15 de maio, a partir das 19 horas. E se você está duvidando do “mega”, que tal prestar atenção em alguns núme-ros ? Serão 12 djs, 10 bandas, 2 vjs, 4 bares e 6 lojas se revezando nos dois andares do local numa maratona de mais de 10 horas de duração. Dois palcos serão montados (um em cada andar). No primeiro andar, além dos shows, o público ainda terá a chance de conferir o melhor do projeto Coletivo ( lojas de roupas, cds e as casas noturnas Café com Letras, Up e A Obra ), além de um desfile de roupas das lojas que integram o projeto. Já no segundo andar, além do palco principal, uma enorme cabine de djs será montada para as performances de alguns dos maiores experts no assunto. A ambientação do local também será especialmente produzida para a noite. Resumindo:
o COCA- COLA MUSIC será o maior evento já realizado no Marista Hall.

Já está curioso para saber as atrações desta mega festa? Vamos começar então pelos nomes internacionais. Uma das bandas mais famosas da cena indie norte-americana estará presente, o LEMONHEADS. Seu líder, Evan Dando, é uma das figuras mais carismáticas desta cena e promete não deixar ninguém parado. Além deles, as bandas ALL SYSTEMS GO, do Canadá e KILLING FLAMES, dos Estados Unidos também já confirmaram presença no evento. Já entre os djs, os destaques são o francês ERIC TARLOUF X e o ucraniano VITALLIC.

Mas a festa não pára por aí. A escalação nacional é de primeira e destaca uma das maiores e melhores bandas brasileiras, a pernambucana NAÇÃO ZUMBI, que vem a Belo Horizonte celebrar os 10 anos do movimento mangue beat. Além da Nação, vão se apresentar no evento as gaúchas CACHORRO GRANDE e BIDÊ OU BALDE, a goiana MQN, a capixaba DEAD FISH, e a mineira HOT ROD COMBO.

Já a lista de Djs é enorme : CLAUDÃO PILHA, BUDDY HOLLY, ROBINHO, TEE, MENORAH, NEST, BITT, DAVID ZAIDAN e o projeto HI-FIRE. Paralelamente, os vjs da MONO e MX3 estarão fazendo a ambientação do evento.

A produção do COCA-COLA MUSIC é da ArtBHZ, que é também a responsável pelo planejamento de marketing cultural da COCA-COLA em 2004, e desde já promete mais ações voltadas para este segmento. A direção artística ficou a cargo de Jefferson Santos e Terence Machado.

Portanto, vá se preparando, pois o dia 15 de maio de 2004 vai entrar para a história da cena cultural de Belo Horizonte.

COCA-COLA MUSIC
DATA: 15 de maio – Sábado – a partir das 19 horas
LOCAL: Marista Hall (Av. Nossa Senhora do Carmo, 230 – Savassi )
INGRESSOS : a partir de R$ 15,00
Evento para maiores de 18 anos
Venda de ingressos: Lojas OI, MARISTA HALL e pelo TICKETMASTER 0300 789646
Informações: 3209-8989




quinta-feira, abril 29, 2004

Eu costumo ler obituários dos três jornais que assino ( Folha de SP, O Globo e Estado de Minas ), mas só recentemente comecei a compará-los, não sei ao certo porquê.
Tá bom, vocês vão achar que é uma característica meio mórbida do meu ser, mas o costume começou quando percebi que não havia ficado sabendo dos falecimentos de algumas pessoas queridas em anos anteriores. Daí surgiu o hábito de sempre dar uma passadinha nesta triste página de um jornal para "dar uma conferida".
E daí meu hábito de procurar conhecidos foi se estendendo até chegar num ponto onde faço verdadeiras análises dos tais anúncios fúnebres. Excetuando a Folha de SP, cuja página de obituários só aumenta quando alguém famoso ou quatrocentão vem a falecer, os outros dois jornais tem se esforçado para conseguir passar num só tijolinho o que a pessoa foi.
Não é incomum encontrar títulos, do tipo "Membro da Associação X" ou "Sócio-fundador do Clube Y", além dos tradicionais "Frei", "Barão", "Conde", "Desembargador", "Doutor" e coisas parecidas. Mas o que mais tem me chamado a atenção são os nomes. Não sei se por coincidência, mas nos últimos tempos muita gente de nome esquisito tem morrido. Mais no Rio de Janeiro do que em Belo Horizonte.
Na edição de hoje do "O Globo", por exemplo, existe um anúncio que convida para a missa de 7º dia de Minalda Villas Tenório, viúva do Desembargador Oscar Tenório. Chique, não ?
Não sei se este hábito esta'me tornando uma pessoa melhor ou pior. Só sei que estou cada vez mais perto da morte, ainda que ela esteja nas páginas de um jornal.




E ontem fomos assistir a este filme aqui ó :



O melhor termo pra definir é half mouth, ou meia-boca. Uma historinha do tipo whodunnit chocha e pretensamente psicológica. Vê-se nitidamente que o livro em que ele foi baseado deve ser bom, mas Jane Campion - a diretora - que um dia nos deu bons filmes, não soube trabalhar bem a trama.

E a Meg Ryan nua nem é tão boa assim.




quarta-feira, abril 28, 2004

Alguém viu Casseta e Planeta ontem ?
Não sei quanto a vocês, mas eu morri de rir, com os "Grandes Pregadores da Humanidade", o "Bebe Esponja" e as criações dos publicitários famosos para as Organizações Tabajara. Eles estão inspirados.




terça-feira, abril 27, 2004

Yes, people. "24" está emocionante. Não a temporada mutilada que a Globo está exibindo aos domingos à noite, mas a que a Fox exibe às segundas. Não perco um episódio.




segunda-feira, abril 26, 2004

Conhecem este casal ?




E ontem fizemos um churrasco. Na casa de Victor e Lorena. Tarde mais do que agradável, com papos e mais papos na presença ilustre de Beatriz.

Hoje, o dia foi todo dedicado a filmes. Vimos "Dirigindo no Escuro", do Woody Allen, que eu já havia assistido e "Tratamento de Choque" com Jack Nicholson e Adam Sandler. Bonitinha dormiu em grande parte dele, mas eu ri muito.




sábado, abril 24, 2004

E ontem eu e Letânia fomos ver Kill Bill volume 1, apesar de eu já ter visto na internet. Como na época não comentei, lá vai.
É óbvio que eu iria gostar daquele filme, porque ele é tão trash como eu. Tosco sem parecer, com referências mil a tudo que eu gosto, bem humorado, cheio de batalhas bem coreografadas, a marca da Tarantino imprimida em todos os seus segundos e por fim, Uma Thurman, que confere um charme especial à personagem The Bride. Mal posso esperar para ver o volume 2.




quinta-feira, abril 22, 2004

Pô Rei ! Ficou com ciúmes do Maradona ?




Boa brincadeira para se fazer. Do site do Cris Dias :

- Pegue o livro mais próximo de você.
- Abra o livro na página 23.
- Ache a quinta frase.
- Poste o texto em seu blog junto com estas instruções.

A sueca emite uma ligeira variante : "Det gar! Det gar!" - algo assim como "Está vindo! Está vindo!" ou "Está chegando! Está chegando!"




Por motivos técnicos, as máquinas que atualizam este blog estiveram fora do ar durante todo o dia de ontem e o de hoje até meia horas trás.
Mas isso não importa, a não ser pelo fato que eu estava louco para contar duas coisas para vocês.

1. LETÂNIA ARRUMOU UM EMPREGO ! Sim, ela começa segunda-feira numa confecção de uma pessoa chamada Sayonara Lopes. Não conheço, portanto não posso tecer comentários além dos que ela teceu. Boa sorte, meu amor. Agora só falta eu.

2. Passamos a quarta-feira em ótima companhia e em lugar idem. Almoçamos no Bar do Careca - concorrente do Comida di Buteco - com Cuíca, Lu e Lorena. A orgia gastronômica começou com a tradicional Língua - prato vencedor do primeiro Comida, em 2000 - passou pelo prato concorrente deste ano ( Truta com alcaparras e castanhas ), por uma porção de Linguiça com Mandioca e terminou com um mega Tropeiro com arroz, couve e lombo. Desnecessário dizer que não conseguimos fazer mais nada à noite. Só saímos para comprar um picolé na padaria e pronto.




quarta-feira, abril 21, 2004

E ontem fomos ao show do Pato Fu, aberto por ninguém menos que Los Hermanos.
Todos sabem que eu adoro as duas bandas, mas pelo menos ontem a vitória foi de longe do Pato Fu, apesar de o público estar lá em sua maioria pelo quarteto carioca. Acontece que eles foram prejudicados pelo som mal equalizado ( a guitarra de Camelo estava muito alta e o teclado de Bruno simplesmente sumiu ) mais uma vez. Já o Pato estava de bem com a vida e tocando muito. Mostraram uma nova música, "Agridoce", com inspiração em Roberto Carlos confirmada pela Fernanda depois do show e no mais foi o show do ao vivo com algumas músicas a mais, arranjos levemente alterados, etc. Letânia cantou o tempo todo durante o Pato e ficou sentada quase que o tempo todo durante os Hermanos. Foi bem legal.
Depois do show, no camarim, foi bom revê-los juntos e aidna bater papinhos rápidos com Fernando Furtado e o restante da família Fu.




terça-feira, abril 20, 2004

Do UOL :

Revista norte-americana publica lista das 50 piores canções
da Redação

Em sua edição de maio, a revista norte-americana "Blender" publica uma lista com as 50 piores músicas já lançadas.

A canção "We Built This City", sucesso gravado em 1985 pela banda Starship, lidera a lista da "Blender".

"Ela (a canção) pretende ser anti-comercial, mas reflete o rock corporativo e comercial da década de 80. É a imagem real daquilo que quase matou o rock nos anos 80", declarou o editor da revista, Craig Marks, sobre a faixa.

Os critérios utilizados pelos escritores da revista para a escolha das canções seriam as "péssimas melodias", as interpretações fracas ou o fato de uma música ser simplesmente ruim.

Para fazer parte da seleção, todas as músicas deveriam ter feito sucesso na época de seu lançamento.

Entre os 10 primeiros lugares estão ainda "Achy Breaky Heart", do cantor country Billy Ray Cirrus", "Don't Worry, Be Happy," de Bobby McFerrin, "American Life", de Madonna, e "Party All the Time", gravada pelo ator Eddie Murphy.

"Everybody Have Fun Tonight", do Wang Chung, que ficou na terceira colocação, recebeu a seguinte descrição dos redatores da revista: "Se essa música fosse uma festa, você se trancaria no banheiro para chorar".

Mesmo artistas de maior prestígio tiveram canções incluídas na lista da "Blender".

Beatles e R.E.M. aparecem com as músicas "Ob-La-Di, Ob-La-Da" e "Shinny Happy People", respectivamente.

Segundo o site do jornal "USA Today", a lista não é considerada definitiva, para poder receber novos nomes.

"Assim que a temporada do programa 'American Idol' acabar, teremos uma nova inclusão", disse Craig Marks, referindo-se ao "reality show" norte-americano que pretende revelar novos talentos da música.

Veja abaixo as dez piores músicas ja lançadas, segundo a "Blender" de maio, que chega às bandas dos Estados Unidos no dia 27 de abril.

"We Built This City" - Starship (1985)
"Achy Breaky Heart" - Billy Ray Cyrus (1992)
"Everybody Have Fun Tonight" - Wang Chung (1986)
"Rollin'" - Limpbizkit (2000)
"Ice Ice Baby" - Vanilla Ice (1990)
"The Heart of Rock & Roll" - Huey Lewis & The News (1984)
"Don't Worry, Be Happy" - Bobby McFerrin (1988)
"Party All the Time" - Eddie Murphy (1985)
"American Life" - Madonna (2003)
"Ebony and Ivory" - Paul McCartney e Stevie Wonder (1982)





segunda-feira, abril 19, 2004

Verdadeira maratona de "24" hoje.
Os dois episódios que estavam gravados + os dois que a Fox está exibindo hoje à noite.




E depois da tragédia do Mineirão, fui dar uma espairecida assistindo ao show do Lô Borges no Palácio das Artes. Era o primeiro contato de Letânia com o mundo do Clube da Esquina e como ela disse, ia chegar em casa e ter que ouvir um pouco de Borghettinho, já que o dia de hoje foi uma overdose mineira ( Atlético X Cruzeiro + Lô ).
Mas tirando a brincadeira, adoramos o show. Com uma banda daquelas tb, nem precisava muito, mas o Lô mandou muito bem. As participações especiais de Telo Borges ( irmão ) e de Samuel e Henrique, do Skank foram beeeem legais. Lá pelas tantas, pensei estar em mais um show "Lô & Samuel" que tanta saudade deixou no povo mineiro.

Agora, duro mesmo foi aturar Samuel Rosa depois do show com uma bandeira do Cruzeiro gritando aquele grito que eu tenta odeio. Mas eu já imaginava que iria ser assim e dei apenas um "e aí samuel" sem puxar papo. Melhor não.




domingo, abril 18, 2004

ATENÇÃO : O post abaixo foi escrito em momento revolts.

o cris apanhou pouco. tinha que ter apanhado mais. é um dos jogadores mais filhos da puta da história do futebol.
e será que é bonito ganhar título como o cruzeirinho timeco de viadinho ganhou ? quebrando os jogadores do atlético ? e o "sou-metido-a-intelectual-e-uso-óculos" Alex que destruiu a perna do lateral do Galo e ninguém fala nada ?
e o eduardo sim que é atleticano ! comemorar na torcida do galo não ! sai pra lá cris. se não sair na boa, sai na porrada !
podem dizer o que quiserem, que estou com dor de cotovelo, que sou mal perdedor, mas o cruzeiro hoje mostrou porque é um timeco. pode ser superior no futebol, mas não tem ética, espírito esportivo nenhum e jamais terá uma torcida como a do galo, que até o final empurrava o time pra cima !




E hoje mais tarde vai ser fácil nos encontrar. Basta ir ao show do Lô Borges no Palácio das Artes.




Eu nunca fui um daqueles aficcionados por Macacos. Não o animal, mas a cidade nos arredores de Belo Horizonte. Acho o acesso ruim, o trânsito idem, etc. Pois ontem fui levar Letânia para conhecer as maravilhas de São Sebastião das Águas Claras e tive uma tarde bastante agradável. Fomos almoçar no Acervo da Carne, depois de passearmos pela cidade inteira ( não demora muito, né ? ) e voltamos para BH satisfeitos, com doce de leite caseiro embaixo do braço e a certeza de que devemos voltar lá mais vezes. Eu sou um urbanóide sim, mas natureza, paz e tranquilidade de vez em quando não faz mal a ninguém.




Olha, quem não foi recentemente ao show do The Jingles ( eu fui na sexta-feira na Utópica Marcenaria ) não sabe o que está perdendo. Eles fizeram uma versão de "Construção" do Chico Buarque simplesmente impagável. Criaram uma nova letra ( também toda com proparoxítonas ) que fala de um exame de próstata. A performance de JB e Torino como o médico e o paciente é de chorar de rir.




sexta-feira, abril 16, 2004

Ge-ni-al !




Duas notícias me chamaram a atenção hoje :
A primeira é de que o novo garoto que acusou o Michael Freaky Jackson de abuso tem 18 anos de idade.
Tudo bem, eu sei que o Michael já tem 40 anos, mas isso me deixou deprê. Eu sou da geração que cresceu ouvindo o Michael. Ou seja : também estou ficando velho.
A segunda notícia é um comunicado publicado pela TFP ( Tradição, Família, Propriedade ) contra o MST e a Reforma Agrária. É impossível reproduzir aqui o teor do comunicado, mas é impressionante que ainda existam coisas assim. Eu não sou a favro do MST e acho que estão abusando neste mês de abril, mas ler o comunicado da TFP é muito engraçado. Se eles acham que com isso vão conseguir fazer algum barulho, estão bastante enganados. Talvez consigam no Casseta e Planeta.




Nada neste mundo me tiraria de casa ontem à noite durante a transmissão do concurso Miss Brasil 2004, também comemorativo dos 50 anos do concurso. E me diverti pra caramba com a breguice de alguns momentos ( o que são aqueles trajes típicos ??? ), outros nem tão bregas assim ( a homenagem às outras misses Brasil, com direito ao hino delas ) e principalmente com a patética transmissão da Band, que errou muito e feio. De problemas técnicos ( microfone que não aparecia na hora das entrevistas da misses, som que sumia de vez em quando, orquestra entrando errado, apresentadores patéticos, etc ) à breguice propriamente dita imprimida por dona Marlene Matos, tudo foi digno de muita risada. Mas no final das contas, a gaúcha venceu e vai lá disputar o Miss Universo.
Desde a década de 80, quando eu assistia ao Miss Brasil com o Sílvio Santos que não me divertia tanto.




quinta-feira, abril 15, 2004

Eu juro que vi isso em algum filme de ficção científica.




quarta-feira, abril 14, 2004

Frase ouvida agora há pouco por mim enquanto caminhava na pracinha do bairro.
Foi dita por um tomador de conta para outro. Estavam comentando a proposta de construção do muro da Rocinha, pelo vice-governador Luis Paulo Conde :

- Qual pedreiro iria querer construir este muro ?




Desconfio que minha lindinha está se tornando uma chef de primeira. O jantar de ontem estava simplesmente divino.




terça-feira, abril 13, 2004

Em dias como estes, eu dou graças a Deus por não morar no Rio de Janeiro. Já imaginaram ?




Não sei se agradei, mas só sei que o Café Com Letras ficou cheio ontem à noite enquanto eu estava colocando som ( sim, eu não sou dj, sou colocador de som ) e a todo momento as pessoas me perguntavam o que eu estava tocando. Teve até uma garota gringa que eu já vi por lá pelo Café saindo de sua mesa e vindo me perguntar o que eu estava tocando ( era Fiona Apple ).
No mais, gerais. Até a próxima.




segunda-feira, abril 12, 2004

Saldo do domingo :
1. Looney Tunes - Back In Action e muitas risadas.
2. Um jogo de futebol sem maiores comentários
3. Muita, mas muita comida mesmo. Com direito a sorvete, apfelstrudel e ovo gigante diamante negro
4. Noite agradável de muito papo e Big Brother na tv
5. Visitinha básica de Jônio para trocar informações musicais




domingo, abril 11, 2004

Dia mais do que agradável o de ontem. Fui para a casa de Letânia e ela resolveu ir para a cozinha. Fez duas saladas maravilhosas ( uma de folhas com uvas e kiwi e outra de beterraba, cenoura, maçã e yogurte ) e um risoto de arroz com manga e peito de frango. Pensamos até que poderíamos entrar para o ramo culinário, já que tudo estava uma maravilha.
Depois, descansamos um pouquinho, e vimos este filme aqui ó :



Gostei bastante. É um filme diferente dos irmãos Coen, mais comercial. Talvez pelo fato de eles não terem escrito o roteiro. Mas a colaboração deles no dito cujo está lá na tela : a incrível capacidade deles de criarem ótimos personagens e os diálogos matadores ( reparem na cena do primeiro julgamento, o momento em que os dois advogados e o réu discutem sobre a juíza. É impagável. ) Destaque para o casal central. George Clooney engraçadíssimo e Catherine Zeta Jones mais charmosa do que nunca.

À noite o plano era ir para a Obra ver o MQN, mas foi abortado pelo sono. Até passei na porta da Obra quando ir embora para casa e dei de cara com o quarteirão inteiro às escuras e o povo que devia estar lá dentro, na rua esperando ver o que ia acontecer.




sábado, abril 10, 2004

Eu sigo sim a tradição de não comer carne na Sexta-Feira Santa.
Mas mesmo se não fosse do tipo, ainda assim comeria bacalhoada neste dia porque eu simplesmente amo bacalhoada.
E o melhor é saber que houve uma boa sobra do almoço de hoje que ficou para amanhã.




quinta-feira, abril 08, 2004

Eu sabia que um dia ele voltaria, assim como eu.




quarta-feira, abril 07, 2004

Eu não estou brincando.
Estou assistindo Xanadu, no Telecine Emotion.




Do sensacional blog Surra de Pao Mole :

Carta Aberta ao Presidente (deles)

Ao Exmo. Sr. Presidente dos EUA, George W. Bush

Ref. Enriquecimento de Urânio Brasileiro

Como foi amplamente noticiado na imprensa, George (posso chamá-lo assim?), o governo dos EUA demonstram estar exageradamente preocupados com o desenvolvimento de nossa tecnologia de enriquecimento de urânio.

E antes que bombas e mísseis teleguiados atinjam símbolos de nossa identidade nacional como o CRISTO REDENTOR, ITAIPÚ, o CONGRESSO NACIONAL, o BRACARENSE, o BAR DO LÉO ou a residência da CICARELLI - pensando bem, o CONGRESSO tá liberado - venho por meio desta tentar esclarecer prováveis mal-entendidos que possam existir nos relatórios de seus quixotescos serviços de inteligência.

George, meu caro. Não são permitidas visitas mais intrusas em nossas instalações simplesmente por estarmos desenvolvendo uma técnica própria e inédita de enriquecimento de urânio para uso energético e comercial e não por estarmos produzindo ou mesmo vendendo armas nucleares.

Só produziríamos armas nucleares para arrasar inimigos territoriais como a ARGENTINA. Mas vocês através do FMI e dos bancos privados já nos pouparam desse trabalho e os destruiram antes. Há ainda o MST, mas usar nukes contra acampamentos de camponeses comunistas, acredito ser um gasto exagerado de força até mesmo para vocês (bem, pelo menos até que ousem invadir as fazendas da MONSANTO...). E mesmo se as produzíssemos, não teríamos como lançá-las de nossos sucateados MIRAGES e muito menos de nosso foguete-que-dá-choque, o VLS. Seria literalmente um tiro no pé.

Ah, em todo caso, vale lembrar também que nosso PETRÓLEO é pouco, caro, de difícil extração e de baixa qualidade. Não vale uma invasão, pergunte ao Dick.

Mas, se mesmo assim, George, vocês insistirem em nos encaixar no "Eixo do Mal", preparem-se para enfrentar a verdadeira "MÃE DE TODAS AS BATALHAS": o infortúnio de ter de subir os morros do RIO, de ocupar lugares como CIDADE TIRADENTES e CIDADE DE DEUS, da comida bahiana, do trânsito de uma SÃO PAULO em obras e até os novos furacões no SUL. Gastarão soldados, tempo e dinheiro ocupando lugares inúteis como o AMAPÁ e o ESPÍRITO SANTO. Se vocês já não aguentam mais os jornais xiitas, é porque ainda não conhecem o DATENA. E finalmente, quando acharem que estão dominando o pedaço, serão obrigados a dividir o governo provisório instalado com SARNEY, ACM e QUÉRCIA.

George, acredite em mim: vocês sentirão saudades do Iraque.




E cá estou eu de volta à arte de se construir algo na internet. Por enquanto, vou tentando. Chego lá em breve.




terça-feira, abril 06, 2004

E eu apresento a vocês.....A NOVA SOUNDMAGAZINE !

Ainda meio tosca, sem muitos frufrus, mas caminhando. Dêem sugestões.

E seja o que deus quiser.




Texto publicado por Daniel Piza no Estadão, no último domingo. Vejam se ele não tem razão...

A falta que a educação faz

fonte: O Estado de São Paulo 28 de março de 2004

O primeiro exemplo da falta que a educação faz é o próprio presidente do Brasil. Lula voltou a dizer, num de seus incontáveis discursos, que "eles não acreditavam que um torneiro mecânico, sem instrução, pudesse governar o Brasil". Antes de mais nada, quem são "eles"? Bush, FHC, Mario Amato, Regina Duarte? O que falta a Lula não é diploma, é estudo - e estudo exige esforço, humildade, concentração. Com um pouco mais de estudo, Lula, no mínimo, poderia abandonar a paranóia do "eles" e ser mais preciso e coerente em seus discursos. Pois, enquanto despeja sua retórica de provérbios banais e hipérboles sebastianistas, seu governo pateticamente bate cabeça várias vezes ao dia, entre factóides e grosserias. Com a educação em quinto plano.

No máximo, a instrução que Lula poderia ter adquirido nos 20 anos em que viveu da política sem exercer mais que um cargo público relevante faria dele um presidente muito melhor. Ainda que não exista diploma para presidentes, não há chefe político que possa cumprir parte razoável de suas promessas se não tiver um certo número de informações para comandar sua equipe. Tudo ficou ainda mais complicado quando Lula mudou seu discurso, a partir de 2002, para ganhar as eleições; sem os conceitos pseudoesquerdistas do passado, ele já não sabe o que pensa e não pensa o que diz.

Como montar, assim, um bom time de ministros e assessores, exercer liderança sobre eles e despachar com eficiência? O folclore político ganhou vários acréscimos recentes com as gafes cometidas por Lula e companhia, como garantir a um conselheiro da Anatel que ele viria a ser... conselheiro da Anatel. Se ele se desse ao trabalho de despachar com os ministros ou realmente ouvir os setores da sociedade, o anedotário seria ainda maior. Mas por que não o faz? Porque não tem informação e compreensão suficientes para travar um diálogo sobre, digamos, agricultura com Roberto Rodrigues sem causar mal-estar nos presentes, já que imagina, no íntimo, que a solução para o campo brasileiro seja assentar todas as famílias sem-terra para plantar jerimum.

Também não governa de fato porque se julga acima do bem e do mal - como um pequeno Napoleão, disse a historiadora Maria Silvia de Carvalho Franco - e, logo, deixa essas coisas práticas para o braço esquerdo José Dirceu e o braço direito Antonio Palocci, com seus assessores suspeitos e ciúmes mútuos. Neto de Getúlio e filhote de Jango, de seu populismo sindical, de seu peronismo à moda açucarada da casa, Lula continua vivendo de subir no trio elétrico, lançar palavras de ordem e semear o caos, sem noção da complexidade da economia e da sociedade em que vive. Simplesmente não pode enxergá-la.

Aqui entra o segundo exemplo da falta que a educação faz: o Big Brother da TV Globo. Naquelas Solanges e Cidas há a prova mais cabal, o Provão mais contundente, do péssimo estado do ensino brasileiro - uma gente que não sabe falar "brócolis", acha que a África é um país, confunde "masoquista" com "narcisista", diz "personal trem" e "ofurunco", não sabe quantos minutos tem uma meia hora... e ainda por cima é arrogante! Tal como Lula, que realmente acredita ser um homem do povo subvertendo uma história de 500 anos, se orgulha de saber muito pouco e não está interessada em aprender de verdade. Essa pretensão nascida do despreparo, essa bazófia fundamentada em ignorância, é, até aqui, a marca mais lamentável de seu governo.




Segunda bem light. Fiz coisinhas na rua e terminei o dia na abertura do concurso Comida Di Buteco, no Mercado de Santa Tereza. Depois, eu e lindinha fomos liquidar nossa fome no Bolão. Sim, porque apesar de ser um coquetel de abertura de um evento de butecos, não consegui comer quase nada.




segunda-feira, abril 05, 2004

dei uma atualizadazinha nas coisas aí do lado

<----




Ele morreu no dia 5 de abril de 1994, mas só foi encontrado três dias depois.
Tanto faz. O que importa é que Kurt Cobain está fazendo muito falta nos dias de hoje. Depois da morte dele - por mais que esta frase pareça lugar comum - o rock e a música pop estão sem graça.




Hoje acordei com a frase "O primeiro ano do resto de nossas vidas" na cabeça.




Não sei se era resquício do furacão Catarina, mas só sei que o vendaval que se abateu pela região Centro-Sul de BH ontem à noite assustou. Lá na casa de Letânia a luz acabou lá pelas 9 e só voltou à meia-noite, segundo informações da própria. No caminho para casa, depois de a chuva/ventania ter terminado, só encontrei árvores caídas.




domingo, abril 04, 2004

Nunca imaginei que fosse a um show de Zeca Pagodinho. E nem que fosse gostar.
Mas foi o que aconteceu. Fui por conta do trabalho ao show Acústico MTV ontem e acabei ficando porque gostei. O clima de um show destes é bem diferente do de um show de rock. O público era formado, em sua maioria, por pessoas mais velhas ( muita gente já na terceira idade ) e se comportava de maneira exemplar. Duvido que tenha havido algum problema.
O único senão foi a curta duração do show - pouco mais de uma hora. Mas valeu.




sábado, abril 03, 2004

Atenção família Chaves, aqui está sua filha. Foto tirada na quarta-feira :




Ontem fui assistir a Ken Park, filme de Larry Clark, diretor de Kids.

Fiquei com a nítida impressão que Larry Clark é mais um daqueles diretores que sempre fazem o mesmo filme. Ao colocar na tela várias histórias de adolescentes e suas relações atribuladas com parentes próximos ( um deles é louco e odeia os avós, outro transa com a mãe da namorada, outra tem um pai religioso que a trata como uma virgem imaculada e outro tem um pai repressor ), Clark não faz outra coisa senão repetir a temática de Kids. Mas se no filme anterior a crueza com que isto era mostrado na tela chocava, agora isto não é tão forte. Ken Park lidas com temas difíceis, porém comuns a todos nós, senão em nossas vidas, mas por estarmos em constante contato com eles através da mídia.

O que atrapalha Ken Park é justamente sua tentativa de parecer mais chocante e incluir desnecessárias cenas de sexo, fazendo com que a fita seja quase um filme pornô. O sexo explícito banaliza a história e faz com que a levemos menos a sério.




Nunca fui um religioso de ir à missa aos domingos, com exceção da época em que fiz catecismo e primeira comunhão. Hoje, minhas aparições em uma igreja se resumem a missas de sétimo dia ( escassas ), e casamentos.
Mas confesso que me emocionei com a fé de algumas pessoas hoje no início da noite. Uma procissão saiu da igreja perto da minha casa e parou na porta do meu prédio para uma "rodada" de orações. Fiquei olhando aquilo e pensando como é bom acreditar em algo piamente. Como é bom ter fé.
Acredito que não se precise ter fé num Deus ou em algo parecido, mas é fundamental que se tenha fé. Simplesmente fé. Acreditar em algo cegamente é tão fundamental quanto respirar, comer e ter as funções vitais do corpo humano funcionando. É o que move a vida, creio eu. E tenho fé nisso.




quinta-feira, abril 01, 2004

Hoje entendi porque os motoristas de táxi são tão prestativos quando perguntados sobre o melhor caminho para se ir a algum lugar.

Um dia inteiro andando de carro por Belo Horizonte - como fiz hoje - me fez entender que a lógica deles é : "eu ando no trânsito horroroso desta cidade o dia inteiro, portanto meu dever é colaborar para que as outras pessoas tenham um transitar agradável, diferente do meu."

Se a lógica não é esta, pelo menos parece. E deveria ser.




E, em breve, a volta da Soundmagazine.